Foi realizada da manhã desta segunda-feira (24 de abril), no Plenário da Câmara Federal, a Sessão Solene em comemoração aos 25 anos da TV Câmara. Sob a presidência do Deputado Federal Jilmar Tatto (PT-SP), Secretário de Comunicação Social da casa, a cerimônia contou com a participação de servidores e ex-funcionários, bem como diretores de autarquias do Governo Federal.

Tatto abriu a solenidade com a leitura de uma carta do Presidente da Câmara Federal, Artur Lira, em que reconheceu a TV Câmara como um instrumento de transparência e aproximação do parlamento com a sociedade.

Em seu discurso, o deputado paulista lembrou à mesa e expectadores a importância da emissora no fortalecimento da democracia, citando como exemplo os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. “O que aconteceu coloca o debate da valorização da democracia, das ideias. Quando a gente debate ideias, a parte tóxica da sociedade e da política brasileira fica isolada”, afirmou Tatto, que ainda completou: “Os canais de comunicação e divulgação da Câmara são de vital importância para fazer o debate político, difundir ideias e defender a democracia”.

Para Secretário de Comunicação, a TV Câmara é uma fonte originária de informação. “Não tem intermediários ou filtros. Nós vamos privilegiar cada vez mais as transmissões ao vivo porque assim não tem fakenews. Você transmite exatamente o que está acontecendo”.

Foram convidados a falar servidores, ex-funcionários e diretores da Secretaria de Comunicação Social da Câmara, que ressaltaram a importância da TV pública e o processo de construção da TV Câmara. “Na época do nascimento da TV, em 1996, a SeCom era um orgão pequeno, com poucos funcionários. Esse projeto só saiu do papel, graças a muto esforço e negociação dos servidores”, lembrou Sergio Chacon, ex-diretor da emissora.

“Nós precisamos fazer um debate em defesa da democracia com a sociedade brasileira. É preciso lembrar todos os dias da importância da democracia porque é só com ela que o povo melhora de vida”, finalizou Tatto.


FacebookTwitterEmailFacebook Messenger