Mobilidade Urbana

O que é mais importante em uma cidade do que se locomover? Por ser uma política pública transversal, a mobilidade urbana é o que garante o acesso das pessoas à saúde, educação, lazer e emprego. Em um espaço limitado, é preciso garantir oferta de diferentes modais de transporte público, incentivar a locomoção ativa através da bicicleta ou a pé e, por fim, garantir fluidez no tráfego de veículos particulares.
Por ter sido criado na periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo, conheço muito bem as dores e necessidades das pessoas que passam boa parte dos seus dias se locomovendo. Por isso, dedico boa parte da minha atuação política na discussão e implantação de políticas de mobilidade que priorizem o transporte público e deem segurança a pedestres e ciclistas, tentando inverter a lógica do planejamento urbano (ou falta de) que sempre deu protagonismo ao carro.
Como Secretário Municipal de Transporte de São Paulo, implementei diversas políticas de mobilidade e transporte que se tornaram referência no Brasil, por exemplo, o Bilhete Único, corredores exclusivos de ônibus, redução de velocidade e as ciclovias.
Como parlamentar, vou defender na Câmara Federal políticas de mobilidade urbana que podem ser replicadas e escaladas em cidades de todos os tamanhos de acordo com suas necessidades.

Tarifa Zero

Também defenderei medidas que permitam a implementação da Tarifa Zero, como uma política pública matricial, que além de garantir a inclusão de milhões de pessoas que deixam de se locomover por conta do custo elevado das tarifas.
Apresentarei diversas ações que podem viabilizar a gratuidade do transporte para toda a população. Sem a pretensão de esgotar o assunto em um curto espaço de tempo, o objetivo é debater publicamente experiências, estudos e propostas que mostrem a viabilidade da implementação da Tarifa Zero, bem como os benefícios que trará para o desenvolvimento econômico e social das cidades.
Este espaço trará uma curadoria de conteúdos que abordam políticas de mobilidade urbana e, em especial, Tarifa Zero para enriquecer o debate das propostas sobre esses temas no estado de São Paulo, no Brasil e outras localidades.

Notícias

Deputado paulista faz parte da Frente Parlamentar em defesa da Tarifa Zero na Câmara Federal A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, na última sexta-feira (1), uma audiência pública sobre a Tarifa Zero no transporte coletivo público nas...

Artigos

Tarifa Zero: do sonho à realidade

Mais do que uma utopia, a Tarifa Zero é possível sim, tanto que hoje no Brasil 74 cidades conseguiram implementar a gratuidade em todo o seu sistema os sete dias da semana. O que é mais importante do que se locomover em uma cidade? Não existe uma resposta correta para...


FacebookTwitterEmailFacebook Messenger