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Jilmar Tatto é secretário Nacional de Comunicação do PT,  doutorando pela Poli-USP, ex-deputado estadual (eleito em 1998), ex-deputado federal (eleito em 2006 e 2010) e ex-secretário de Abastecimento e Transportes da Prefeitura de São Paulo.

Filiado ao PT desde 1981, foi eleito presidente do diretório municipal paulistano em 1995. Em 1998, concorrendo a deputado estadual, foi o segundo candidato mais votado da bancada. Exerceu o mandato até janeiro de 2001, quando assumiu a Secretaria Municipal do Abastecimento (SEMAB) na gestão de Marta Suplicy, inaugurando uma alimentação adequada, até então inédita, para os estudantes de toda a rede municipal de ensino.

Outro feito que marcou sua gestão, foi a redução dos valores dos contratos do programa Leve-Leite, que encontravam-se com superfaturamento, trazendo uma economia de R$ 22 milhões por ano à Prefeitura.  Foi Jilmar que criou o banco de alimentos do municí­pio e reestruturou as feiras livres, assim como iniciou o processo de recuperação e modernização do mercado municipal. Também foi o responsável pela criação do Conselho Municipal de Alimentação e Nutrição. Em sua gestão, houve redução dos preços dos alimentos nos chamados “sacolões da Prefeitura”.

 

 

HISTÓRIA

Jilmar cresceu na periferia e nunca a abandonou, conhece os problemas de quem mora nos lugares distantes do centro da cidade.

Em 2002, ainda na gestão Marta, virou Secretário da Implementação das Subprefeituras. Foi quando a antiga e ultrapassada divisão em administrações regionais, criada em 1965, foi substituída pelas 31 subprefeituras organizadas em distritos. Um processo amplo e democrático, que foi precedido por audiências públicas, debates na mídia e reuniões com organizações e lideranças da sociedade civil.

Ainda em 2002, Jilmar foi nomeado secretário de Transportes, quando implementou o sistema integrado de transporte em São Paulo. Sob sua gestão, foram construídos 200 km de corredores de ônibus e as linhas foram reordenadas. Os passageiros passaram a usar o Bilhete Único (sistema de bilhetagem eletrônica), pagando apenas o valor de uma passagem no período de duas horas.

Em 2004, Jilmar assumiu interinamente a Secretaria de Governo, período em que Marta Suplicy disputou a reeleição para a Prefeitura de São Paulo.

Em 2013, foi nomeado secretário de Transportes de Fernando Haddad, quando implantou mais de 400 km de ciclovias, 400 km de faixas exclusivas de ônibus. Criou as linhas noturnas, colocou wifi e ar condicionado nos ônibus. Também inovou com o Bilhete Único Mensal, Semanal e Diário.

Elegeu-se deputado federal em 2006 e 2010, obtendo a segunda maior votação no estado e a melhor votação na cidade de São Paulo. Nesse período, foi líder da bancada do PT, ainda no governo Lula. Foi membro do Parlamento do Mercosul e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Comércio na Câmara.

Em 2013, foi nomeado secretário de Transportes de Fernando Haddad, quando implantou mais de 400 km de ciclovias e 400 km de faixas exclusivas de ônibus.
Criou as linhas noturnas, colocou wi-fi e ar-condicionado nos ônibus, e também inovou com o Bilhete Único Mensal, Semanal e Diário.

Atuou diretamente em projetos reconhecidos internacionalmente, como a Paulista Aberta, criou o conselho municipal de transportes paritário, regulamentou o uso de aplicativos de transporte privado, como Uber e 99, e diminuiu a velocidade das marginais, reduzindo em 35% as mortes naquele período.
Implantou, em 2015, o passe livre para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e de universidade pública com renda familiar per capta de até R$ 1.182, e de beneficiários do Prouni, Fies, Bolsa Universidade ou Cotas Sociais.

Hoje, em Itaquera, participei do lançamento do livro “Memorial da Verdade”.

As injustiças sofridas por @LulaOficial, e suas motivações, devidamente registadas.

Ele também está disponível para baixar e ouvir em https://pt.org.br/memorialdaverdade/

Antes do PT, São Paulo tinha apenas 63km de ciclovias. Na gestão do Haddad nós transformamos a capital na cidade com a maior malha cicloviária do país e fomos premiados no mundo inteiro com nossos projetos em mobilidade urbana.

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Hoje participei da confraternização de fim de ano da Associação de Moradores do Parque Pirajussara. Fundada em 1975, é uma referência de trabalho social, educacional e político na região.

Agradeço a todos presentes pela oportunidade e pelos excelentes papos que tivemos.

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