Secretário de Comunicação quer garantir acesso e transparência às matérias discutidas e votadas nos parlamentos

O Secretário de Comunicação Social da Câmara Federal, Jilmar Tatto (PT-SP), se reuniu na última quarta-feira (10/05) com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, para discutir a ampliação da Rede Legislativa de Rádio e TV. Composta pelas TV e Rádio Câmara, bem como canais das assembleias estaduais e câmaras municipais, a rede tem o objetivo de divulgar o que está sendo discutido e votado nas casas legislativas do país.

Para Jilmar Tatto, que também é Secretário Nacional de Comunicação do PT, a expansão da Rede Legislativa é importante, pois amplia o debate e o acesso da população às informações, especialmente em um momento que fascistas e golpistas se utilizam de mentiras e fake news para atacar seus oponentes, em espcial o presidente Lula e o partido.

“É fundamental para nós ampliar o alcance dessas TVs e rádios e ao mesmo tempo permitir que haja o debate, para que todos os cidadãos e cidadãs tenham a informação primária, sem cortes, sem intermediários – e, com isso, combater as fake news”, afirmou o deputado.

Tatto também lembrou que muitos municípios não têm TV legislativa e disse que o esforço passa, também, pela expansão das TVs e rádios estaduais e municipais. “Essa expansão possibilita democratizar as informações no âmbito do Legislativo, que é democrático, que tem várias vertentes ideológicas de pensamento”, disse o parlamentar.

Apoio institucional

De sua parte, Baigorri se comprometeu em dar agilidade a essa etapa para implantação dos canais já solicitados pelas emissoras públicas legislativas. Depois dessa liberação, ocorre a consignação dos canais pelo Ministério das Comunicações, permitindo o início da operação das emissoras.

A Agência também se comprometeu a intensificar a troca de informações técnicas operacionais com a Câmara dos Deputados para melhorar o fluxo das informações necessárias para a ampliação da Rede.

 

Com informações de Agência Câmara de Notícias


FacebookTwitterEmailFacebook Messenger