Em decisão aprovada em reunião no último sábado (8 de julho), o Diretório Nacional do PT elegeu a Tarifa Zero como uma das bandeiras do partido que será levantada no processo eleitoral de 2024.

Defendida pelo Secretário Nacional de Comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto, desde 2020, quando foi candidato a prefeito de São Paulo, a proposta visa criar condições para que o poder público possa implementar modelos de gratuidade, de acordo com suas características.

“80% das pessoas moram nas cidades. Os candidatos que não falarem de saneamento, habitação e mobilidade estarão fadadas ao fracasso. Se a gente não se apropriar e defender a Tarifa Zero e o investimento em ônibus elétricos, metrô e trem, a direita poderá se apropriar. Tanto é que temos diversos prefeitos de direita que já discutem e querem implantar a medida em suas cidades”, afirma o petista, em matéria publicada na Folha de São Paulo.

“O PT acordou e colocou a Tarifa Zero como uma bandeira importantíssima para defendermos nas eleições municipais e no Brasil. Como foi no passado a defesa do SUS e educação integral”, conclui o dirigente.

Segundo levantamento da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), divulgado em abril de 2023, 74 cidades implantaram a Tarifa Zero em seus sistemas de transporte. Sendo que em 67 cidades adotaram a gratuidade universal.

Com informações de Folha de São Paulo


FacebookTwitterEmailFacebook Messenger