Quem testemunhou os quatro anos da gestão de Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo não tem dúvidas de que muito do legado deixado pelo petista à cidade teve a influência direta de outro nome de peso da legenda: Jilmar Tatto, escolhido como pré-candidato ao Palácio do Anhangabaú e convidado desta segunda-feira (25) para o programa de entrevistas Painel Haddad.

Antes de conversarem sobre o atual momento político do país e a maneira como a administração da capital paulista tem lidado com a crise imposta pelo coronavírus, ambos relembraram a parceria que tiveram entre 2013 e 2016. Haddad também fez questão de reiterar as razões que fazem de Tatto o nome certo para representar o partido na disputa eleitoral.

“Jilmar é uma das poucas pessoas que conhece São Paulo a palmo. Já cuidou de cada cantinho dessa cidade. Nos oito anos em que esteve no governo municipal, mostrou que tem uma visão moderna e um enorme legado sobretudo na área de mobilidade”, elogiou, citando também a primeira experiência de Tatto no executivo durante o governo Marta.

Tatto, que iniciou a militância ainda na adolescência, relembrou de onde vem a força para enfrentar o pleito na maior e mais rica capital brasileira. “Quando fui convidado pela Marta para fazer parte de sua gestão sabia que teria enormes desafios pela frente. Estava no meio de meu mandato como deputado estadual, mas aceitei o convite. A primeira prova de fogo que tive foi para garantir almoço digno para as crianças das escolas públicas ainda na Secretaria de Abastecimento”.

Depois, Tatto foi para a Secretaria de Transportes, onde comprovou a sua capacidade de gestão ao lutar pela implementação do Bilhete Único, até hoje reverenciado pela população. “Também fui o responsável pela criação dos corredores de ônibus, que alteraram a dinâmica do transporte público da cidade. Sem eles, hoje não seria possível trafegar em São Paulo”, recorda o pré-candidato.

Revolução na mobilidade

 

Juntos, Haddad e Tatto também implementaram diversas outras iniciativas hoje indispensáveis à mobilidade urbana de São Paulo. “Fizemos 400 quilômetros de corredores de ônibus, aumentando em 100% a velocidade média do transporte público, incluímos as linhas noturnas, organizamos o transporte de carga, regulamentamos os aplicativos, fizemos as ciclovias, a Paulista aberta…deixamos uma série de projetos que revolucionaram a questão da mobilidade na capital”, ressalta Tatto.

Sobre as ciclofaixas, ele faz questão de mencionar a importância das vias para a economia neste momento em que ficar em casa virou questão de saúde pública: “Imagina se não tivéssemos criado as ciclofaixas o que aconteceria com essa juventude que hoje depende da bicicleta para trabalhar com aplicativos. A situação certamente estaria muito mais grave”.
Falta de empatia e humanidade

Ainda que a pandemia seja um problema de proporções mundiais, Tatto fez críticas à dobradinha Covas-Doria na gestão da crise. E exaltou: “Se não fosse a solidariedade da população a crise imposta pelo coronavírus seria muito mais grave. Se houvesse uma prefeitura que potencializasse isso, São Paulo não estaria numa situação tão dramática quanto agora. A Prefeitura, em especial, até mostra disposição para pensar em projetos, mas tem errado demais na execução”.

Capital da resistência

 

Haddad questionou Tatto sobre como estará o partido para as eleições após a disputa que o definiu como pré-candidato. “O partido está mais unido do que nunca. O Padilha já se colocou à disposição para ajudar. Também falei com todos os outros pré-candidatos e tenho visto a militância bastante aguerrida para entrar em campanha”.

Tatto, por fim, disse estar muito disposto ao embate não só contra os desmandos das gestão municipal como também contra o projeto de poder antipovo colocado em prática por Jair Bolsonaro. “Sei da minha responsabilidade de representar o PT, mas me preparei para isso. E tenho dialogado muito com todos. Temos que fazer de São Paulo a capital da resistência”, conclui.

Assista aqui a íntegra

Fernando Haddad entrevista Jilmar Tatto – #tvPT

Fernando Haddad entrevista Jilmar Tatto – #tvPT

Posted by Jilmar Tatto on Monday, May 25, 2020

Da Redação

FacebookTwitterEmailFacebook Messenger