O pré-candidato a prefeito do PT, Jilmar Tatto, foi o entrevistado desta sexta (28) do Fórum Café, programa matinal da Revista Fórum – publicação independente de viés progressista que acaba de completar 19 anos.  Aos jornalistas Plínio Teodoro, Cristina Coghi e Renato Rovai, o petista discorreu sobre os principais temas que têm norteado o debate político às vésperas do início da campanha eleitoral de 2020.

Durante uma hora, Tatto também pôde apresentar mais uma vez algumas de suas propostas para, nas palavras dele, reinventar São Paulo a partir do ano quem. E tal reinvenção começa necessariamente pela radicalização da democracia e da implantação de programas sociais urgentes como o Renda Básica da Cidadania.

A seguir, você acompanha as principais declarações de Jilmar Tatto ao programa: 

FRENTE AMPLA

“Temos que começar a discutir isso, eu não sou contra. É uma decisão partidária, não pessoal. Acho que isso não está amadurecido o suficiente. A frente de combate ao fascismo tem que ser com todo mundo, mas tem que ser também de defesa de direitos, porque não dá para sentar com o Doria”, finaliza.

DINHEIRO EM CAIXA

Haddad renegociou a dívida em SP – quase 50 bi. Hoje, a prefeitura tem 18 bilhões aplicados em caixa. Esse número equivale ao orçamento de mais de 14 estados brasileiros. Mesmo na pandemia, a economia em São Paulo cresceu 9,2%. A cidade tem uma capacidade enorme de se reinventar, falta um prefeito que potencialize isso.

TARIFA ZERO

Quando falo em Tarifa Zero, esse processo será feito gradualmente. Já temos uma parte da população que é isenta, porém, fiz muitos estudos e começaria a gratuidade aos domingos, para desempregados e estudantes, para os que viajam de madrugada por uma tarifa menor. A tecnologia do Bilhete Único, que implantei, permite tudo isso.

CIDADE ABANDONADA

A hora que começar o debate pra valer, o Bruno Covas vai ter dificuldade. Muita gente nem sabia quem era o prefeito antes da pandemia. Ele só apareceu agora e ainda assim conseguiu fazer muita coisa errada. A cidade está completamente abandonada e as pessoas não vão esquecer isso.

JILMAR, O MILITANTE 

A minha vida está ligada à roça lá no Paraná. A gente não tinha água encanada, luz elétrica, andava quilômetros para ir à escola. Só fui conhecer TV aqui em SP, com 14 anos. Mas também conheci problemas sociais ainda mais graves. Foi isso que fez surgir o Jilmar Tatto militante.

DA ROÇA À PERIFERIA

A primeira vez que assisti televisão foi 14 anos. Minha origem está ligada à roça, ao trato com a terra lá em Corbélia, interior do Paraná. A gente não tinha água encanada nem luz elétrica, eu andava quilômetros para ir à escola. Quando minha família mudou para cá, na periferia da Zona Sul, eu já tinha sentido na pele muitos dos problemas que existiam por aqui. Não tenho dúvida que foi isso que me fez querer lutar por uma vida melhor, por uma SP mais justa.

PT MAIS FORTE DO QUE NUNCA

Todo nosso esforço agora é para ir ao segundo turno. Nossa chapa tem mais nomes do que vagas. Prova de que as pessoas acreditam no PT. O nosso partido é muito forte em São Paulo, tem 37 diretórios zonais e mais de 170 mil filiados. Em qualquer lugar da cidade, temos a nossa militância.

 

Da Redação com informações da Revista Fórum


FacebookTwitterEmailFacebook Messenger