Durante a Convenção Estadual do PT, em 2018, Lula escreveu carta em que afirma com todas as letras: “Jilmar Tatto sempre esteve comigo”. A frase, escrita quando o maior presidente da história do país completava 100 dias mantido como preso político, comprovara na época o que hoje se mostra ainda mais verdadeiro: Lula é grato e fiel a quem luta ao seu lado.

Passados dois anos, o agora pré-candidato a prefeito de SP, Jilmar Tatto, tem novamente recebido o apoio do ex-presidente num momento fundamental das lutas contra os retrocessos de Bolsonaro, Doria e Covas. “”É por tudo isso que o Jilmar tem condições de governar São Paulo para garantir o direito do povo”, declarou Lula durante a convenção que consolidou Tatto como candidato a prefeito realizada no dia 12 de setembro – ambos voltaram a se encontrar em São Bernardo do Campo nesta segunda (21) e trocam bastante ideia.

A seguir, relembre o que já disse Lula sobre Tatto e porque o ex-presidente aposta tanto nele para recolocar SP nos trilhos:

O que Lula disse: “Jilmar cresceu fazendo”.

O que isso quer dizer: Tatto começou a trabalhar ainda na adolescência como office boy. Aos 16 anos entrou para o PT e, desde então, tornou-se um dos mais aguerridos defensores da legenda na capital, cativando a militância em todas as regiões e representando o partido como deputado estadual e federal. Também foi presidente do PT-SP e líder da Bancada na Câmara em Brasília. Mas foi a sua atuação como secretário municipal de duas das três gestões do partido em SP que o tornou uma grande referência ao trabalhar para colocar em prática alguns dos mais importantes projetos que a cidade já teve.

O que Lula disse: “Jilmar tem sempre a cabeça onde seus pés estão pisando, e eles ja pisaram em todos os cantos dessa cidade. Jilmar conhece São Paulo como ninguém”.

O que isso quer dizer: Professor de história, mestre e hoje doutorando pela USP, Tatto acumula conhecimento teórico invejável. Mas o que ele conhece mesmo é São Paulo. Criado nos fundões da Zona Sul, no distrito de Capela do Socorro, Tatto é uma enciclopédia quando o assunto é a periferia da capital. Em todas as regiões da cidade, ele tem na ponta da língua o que é preciso fazer para melhorar a vida da população.

O que Lula disse: “É por tudo isso que o Jilmar tem condições de governar São Paulo para garantir o direito do povo”.

O que isso quer dizer: Está cada vez mais claro para o povo de SP que, para superar a crise pós-pandemia, será preciso um prefeito que alie experiência com capacidade de inovação. Se no passado Jilmar ousou ao criar o Bilhete Único, o almoço e janta, os corredores de ônibus, o Vai-e-Volta, a Paulista Aberta e teve papel fundamental no ressurgimento do carnaval de rua da cidade, agora é ele também quem tem o melhor projeto para reerguer SP. Seu Plano de Governo, criado a partir da opinião de centenas de pessoas e com a ajuda direta da população, tem propostas claras, extremamente viáveis e que sem dúvida recolocarão a cidade mais rica do Brasil nos trilhos.

O que Lula disse: “Vai governar para todos, em especial, para os que mais precisam. Com o compromisso de melhorar a qualidade de vida da nossa população”.

O que isso quer dizer: Ao contrário de Doria e Covas, os dois últimos e péssimos prefeitos, o PT sempre priorizou as camadas mais pobres da população. Foi assim nos governos de Lula e Dilma; foi assim também nas três incomparáveis gestões do partido em SP. Se alguém tem dúvidas, basta fazer uma comparação: quem construiu todos os hospitais de SP desde a reabertura democrática? Quem criou os CEUs? Quem revolucionou a mobilidade urbana? Quais gestões receberam mais prêmios internacionais? De que partido é o prefeito que deixou as contas da prefeitura em dia? Qual camada da população foi a mais beneficiada por tudo isso? A resposta, sem dúvida, você já sabe.

O que Lula disse: “Cresceu politicamente resolvendo problemas, e olha que não foram pequenos os problemas que ele resolveu. Alimentação escolas, os corredores de ônibus, as ciclovias, a tarifa única nos transportes coletivos”.

O que isso quer dizer: Tudo o que já foi dito até aqui sobre Tatto é um legado que, por mais que tentem, jamais será apagado. O que pouca gente sabe é tudo o que ele teve que enfrentar para colocar isso em prática. Na Secretaria de Abastecimento, passou por cima da desconfiança dos “especialistas” para reorganizar o caixa da pasta e acabar com a bolacha seca servida às crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Na Secretaria de Transportes, enfrentou a máfia de transportes clandestinos e revolucionou a questão da mobilidade na capital.

 

O que Lula disse: “A partir de São Paulo e de cada cidade desse país, vamos, juntos, reconstruir o nosso querido Brasil”.

O que isso quer dizer: São Paulo não é apenas a cidade mais rica do país; é também espécie de termômetro eleitoral para as demandas nacionais. É por isso que Tatto insiste tanto na ideia de fazer de SP a capital da resistência contra o bolsonarismo. Vencer por aqui, sem dúvida, seria um passo gigantesco para derrotar a pauta de destruição promovida pelo ex-deputado que passou 30 anos sem fazer nada como parlamentar e só foi eleito porque a perseguição ao PT foi implacável – sem contar, claro, com a indústria das fake news.

Da Redação

 

CAMPANHA PREFEITO: JILMAR TATTO E VICE: ZARATTINI - PT
CNPJ: 38.639.000/0001-09

FacebookTwitterEmailFacebook Messenger