Realizada anualmente no mundo todo, a campanha Outubro Rosa deste ano traz como tema “Quantos antes, melhor”, para alertar as mulheres e a sociedade toda sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, de colo do útero e ovário. Essa corrida contra o tempo com relação à saúde da mulher é também uma das grandes preocupações de Jilmar Tatto.

“Nós vamos diminuir o tempo de espera no atendimento das mulheres para exames de rotina, detecção do câncer de mama, como a mamografia, de útero e ovário”, afirma Tatto.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas em 2018, apenas 2,7 milhões foram feitas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 66 mil casos novos de câncer de mama estão previstos por ano, até 2022.

 

HISTÓRICO

O movimento começou a surgir em 1990, quando aconteceu a primeira ‘Corrida pela Cura’ do câncer de mama, realizada em Nova Iorque. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, e sobre o câncer de colo do útero e ovário desde 2011.

Inicialmente, as campanhas eram focadas em autoexame, importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia e outros exames, recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A cor rosa foi adotada para motivador campanhas e ações de instituições de saúde, empresas públicas e privadas de todos os setores e a sociedade civil de um modo geral, para reforçar a identidade e unidade da campanha.

 

Da Redação

 

CAMPANHA PREFEITO: JILMAR TATTO E VICE: ZARATTINI - PT
CNPJ: 38.639.000/0001-09

FacebookTwitterEmailFacebook Messenger