Foto: Filipe Araújo

 

Todo dia 13 é muito especial para o Partido dos Trabalhadores. Neste 13 de outubro, foi ainda mais. Jilmar Tatto foi convidado por um coletivo de mulheres petistas a participar de uma caminhada em seu apoio, no centro de São Paulo. Ele se reuniu com elas às 13h, na Praça Patriarca, em frente à prefeitura, e caminharam até o Teatro Municipal, onde elas leram publicamente o Manifesto das Mulheres do PT São Paulo em apoio à sua candidatura.

“Sou muito grato a esse apoio tão importante das mulheres petistas, com esse manifesto. Estamos nessa linda caminhada, nesse dia tão especial, 13, para firmar o nosso compromisso com todas elas, para que nenhuma mãe fique com suas crianças sem vagas nas creches, nas escolas sem serem bem cuidadas com alimentação balanceada, sem terem um plano pedagógico adequado. Esse é o nosso compromisso com as mães da cidade de São Paulo”, afirmou o candidato a prefeito pelo PT.

Segundo Tatto, em sua gestão, irá tomar todas as medidas preventivas de combate à violência contra as mulheres, assim como ampliar os abrigos e lugares adequados para que elas possam ser acolhidas, em segurança, nos casos de violência doméstica.

“Nossa política para as mulheres é transversal. Nós vamos voltar com a Secretaria das Mulheres que eles (Doria e Bruno) extinguiram, e fortalecer as políticas públicas para elas, para que a cidade de São Paulo volte a ser um exemplo nessa questão. É preciso também aumentar a representatividade das mulheres na Câmara dos Vereadores, aumentar a bancada feminina petista aqui na cidade de São Paulo. E nós vamos lutar firme forte para que tudo isso se torne realidade”, finalizou Tatto.

 

Manifesto das mulheres do PT São Paulo pela candidatura de Jilmar Tatto para prefeito

 

Atualmente, a cidade São Paulo tem sofrido com os impactos causados pela crise sanitária que piorou as condições de vida da população, mas, principalmente, evidenciou desigualdades estruturais, como o racismo, o machismo, a misoginia, o ódio de classe. Os impactos das crises acumuladas vêm gerando incertezas e a volta da miséria extrema. Na capital paulista, os casos de violência doméstica contra mulher aumentaram durante o isolamento social, assim como os casos de violência contra a juventude negra nas ruas de São Paulo.

Todos os dias, a cada instante, o machismo e o patriarcado atuam para manter a desigualdade de gênero, a opressão e a exploração sobre as mulheres, e para nos afastar dos espaços de poder e decisão na sociedade. Por isso, quando a vida do povo piora, as mulheres são as mais prejudicadas. Usufruir da cidade em segurança, ficar em casa em segurança, parar de ser assediada, violentada, agredida e assassinada por ser mulher.

Na luta por esses e tantos outros direitos, é com as feministas e seus aliados que as mulheres sempre podem contar. Assim foi do direito ao voto à regulamentação das trabalhadoras domésticas, da licença maternidade à pensão alimentícia, da aprovação da Lei Maria da Penha à tipificação do crime de feminicídio. E assim vem sendo na luta contra o retrocesso.

Neste sentido, a luta por trabalho decente, bem-estar e uma vida digna em todas as suas dimensões só será vitoriosa se for capaz de dar respostas concretas aos problemas cotidianos das mulheres, muitos dos quais podem ser resolvidos pelo poder público municipal. É importante que defendamos o legado das lutas sociais e nos posicionemos contra as medidas que vem sendo adotadas pela atual gestão paulistana de desmonte das políticas públicas e privatização do patrimônio e do espaço público.

Candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto é nosso importante aliado na lutas das mulheres e do povo trabalhador e está comprometido com a construção de uma gestão popular e democrática que incorpore a melhoria de vida das mulheres como um pressuposto e condição indispensável para a melhoria de vida de todo o povo paulistano, portanto,  declaramos apoio à candidatura de Jilmar Tatto para prefeito de São Paulo.

São Paulo, 13 de outubro de 2020

 

Da Redação

CAMPANHA PREFEITO: JILMAR TATTO E VICE: ZARATTINI - PT
CNPJ: 38.639.000/0001-09

FacebookTwitterEmailFacebook Messenger