Queremos que as pessoas tenham acesso ao transporte público e que elas possam encontrar e celebrar. É essa a luta do PT”, afirma o deputado.

A pauta da Tarifa Zero desembarcou em Belo Horizonte e foi tema de debate, na última quinta-feira (23), no Sindieletro. A convite do deputado federal e pré-candidato a prefeito da capital mineira, Rogério Correia (PT-MG), Jilmar Tatto apresentou à militância petista como é possível gratuidade universal no transporte público. O evento também contou com a presença de vários parlamentares e dirigentes do PT mineiro.

A gratuidade no transporte público é uma discussão que acontece há anos em BH. Com esse intuito, a primeira grande reunião do pré-candidato à prefeitura da capital de Minas abriu o debate para as eleições em 2024. De acordo com Rogério Correia, esse é um debate que precisamos ganhar no campo nacional. “Vamos aprofundar nisso e é um compromisso da Tarifa Zero em Belo Horizonte”, afirma o parlamentar mineiro.

O encontro também contou com a presença das deputadas estaduais petistas Beatriz Cerqueira, Macaé Evaristo, dos vereadores do PT Bruno Pedralva e Pedro Patrus, o presidente do PT-BH, Guima, e da secretária nacional do Partido, Gleide Andrade. Para Jilmar, o aumento do número de viagens e de passageiros é o grande medo de alguns prefeitos. “Esse tipo de pensamento é um sério problema. Tem coisa mais agradável do que as pessoas andarem de ônibus e viver a cidade, andar na cidade? É um direito necessário”, disse Tatto.

O estado de São Paulo que lidera em 25 cidades que implantaram a Tarifa Zero, Minas segue em seguida com 22 municípios. Autor do PL que institui a gratuidade no transporte público, Tatto apresentou sua experiência como secretário de Transportes paulista e como é possível a implantação na capital mineira com números factíveis, além de alternativas para a criação de um fundo municipal, o qual poderia ser um caminho facilitador na adoção da gratuidade.

De acordo com Jilmar Tatto, é importante uma conversa entre os governos, ao invés do incentivo na indústria automobilística, termos o foco nos ônibus elétricos. “A Tarifa Zero é um debate de desenvolvimento econômico, social e cultural para todas as classes”, comenta o deputado paulista.

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero

A Câmara dos Deputados lançou na quarta-feira (22) a Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero. Com a participação de mais de 200 legisladores, o movimento é articulado pelo deputado Washington Quaquá (PT-RJ) e o deputado Jilmar Tatto. O objetivo da frente é levar esta política pública a mais municípios brasileiros, com estudos, mobilização política e aperfeiçoamento da legislação.

Ao final da reunião, os parlamentares e presentes puderam andar no ônibus vermelhinho, transporte público que há 10 anos é gratuito na cidade de Maricá (RJ).


FacebookTwitterEmailFacebook Messenger