Qual é a São Paulo que iremos deixar para as nossas crianças? Para responder a esta pergunta, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), foro que articula mais de 250 organizações que se dedicam à defesa e à promoção dos direitos das crianças de até seis anos e a Rede Estadual Primeira Infância, lançaram neste domingo (12) carta em que apresentam sete compromissos para a promoção de saúde, educação e proteção social para essa faixa etária da população.

O candidato a prefeito do PT, Jilmar Tatto, assinou a carta e já se comprometeu a colocar em prática o Plano Municipal pela Primeira Infância. “Se você cuida de uma criança na cidade, significa que você está cuidando de todos. Quando a população dá a chance de você estar à frente da cidade e governar, você tem que fazer a diferença. E nisso o PT é especialista”, afirmou Tatto.

Quem também assinou a carta foi a professora Ana Estela Haddad, responsável pela implementação do projeto São Paulo Carinhosa, dedicada à Primeira Infância, durante a gestão Haddad. “O partido o qual Jilmar pertence já mostrou que prioriza a prática: como secretário de transportes ele conseguiu fazer muita coisa para melhorar a qualidade de vida do paulistano. Isso também é cuidar da primeira infância”.

Segundo a RNPI, estudos realizados nos últimos anos comprovam que “programas voltados ao atendimento de crianças de ambientes socioeconômicos vulneráveis e o investimento na Primeira Infância produzem resultados várias vezes superior ao de outros investimentos, inclusive ao da educação e cuidado em idades posteriores”.

Os sete compromissos:

1. Vagas em educação infantil de 0 a 3 anos e pré-escolas de qualidade para todas as crianças.
2. Atendimento em saúde de qualidade.
3. Assistência social para todas as crianças e suas famílias.
4. Água encanada e esgoto para todos.
5. Parquinhos e espaços para brincar.
6. Formação dos profissionais que trabalham com as crianças.
7. Escutar as crianças e dar a elas o direito de participar das decisões.

Leia a carta na íntegra: 

carta

 

Da Redação

 


FacebookTwitterEmailFacebook Messenger